Chamada para publicação em novo número da revista “Working Papers em Linguística”

20/03/2017 08:57

A Revista Working Papers em Linguística está organizando um número sobre Gramática e Escola. Convidamos vocês para submeterem trabalho.

Neste número os organizadores buscam um diálogo crítico entre teorias gramaticais contemporâneas e a escola.

Os estudos gramaticais atuais entendem gramática  como a habilidade de usar adequadamente os recursos linguísticos, o que inclui habilidade para (i) perceber e avaliar diferentes variedades linguísticas; (ii) adquirir uma outra gramática, e, portanto, aprender a(s) norma(s) culta(s) da língua; e (iii) gerar gramáticas de modo que cada um de nós no limite tem sua própria gramática, como o nosso DNA. Um saber linguístico que todo falante possui, com um elevado grau de domínio e perfeição. Como é essa habilidade na sua dimensão gramatical? O que a ciência atual pode nos dizer sobre ela? Em que essa habilidade nos ajuda a aprender uma nova norma da língua ou uma outra gramática? Em que ela nos ajuda a entender nossos alunos?  Por que é importante ter essa discussão na escola? Como a escola vem trabalhando a gramática em sala de aula? Quais as experiências vivenciadas na educação básica com relação ao ensino de gramática que têm dado certo? São algumas questões que gostaríamos de discutir neste número.

Prazo final para submissão dos textos: 01 de julho de 2017.

Os textos selecionados comporão o V. 18, n. 2 (2017) que  será publicado em dezembro de 2017.

Editores responsáveis:

Izete Lehmkuhl Coelho, Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott e Roberta Pires de Oliveira

Para mais informações, visitem: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers